Considerando perfil e objetivos na escolha da franquia

No vídeo de hoje eu vou falar sobre a importância de ao se escolher uma franquia para se fazer um investimento, ver se ela vai de encontro com perfil, valores e objetivos do candidato.

Uma analogia que eu faço, resguardadas as devidas proporções, é por exemplo quando uma pessoa vai escolher que curso gostaria de prestar no vestibular. Eventualmente, o maior critério pode ser o potencial financeiro de determinada profissão, o que está em demanda e que tem expectativa que fique assim por muito tempo; o que aumenta as chances de rentabilidade no futuro.

Isso é um critério muito importante a ser considerado, mas não é o único. Por isso que muitas vezes as pessoas no meio do curso acabam percebendo como seria a sua rotina, ou o que é necessário para se poder obter sucesso em determinada profissão, e acabam vendo que talvez não seja a melhor opção para os seus objetivos, mudando de curso. Outros também podem ter essa percepção, mas mesmo assim continuam e acabam sendo bem-sucedidos.

O ponto a se considerar é que eventualmente se essa rotina não vai de encontro com o perfil e as competências da pessoa, pode ser que seja muito mais trabalhoso para ela conseguir atingir aquele mesmo nível de sucesso do que em uma outra atividade que se encaixasse mais com a sua personalidade.

Isso quando a gente extrapola para as franquias também tem grande importância, pois por melhor que seja uma marca, é importante que o franqueado entenda o que é necessário para se ter sucesso em determinado negócio e quais são as características comuns entre os franqueados de sucesso que atingiram determinada lucratividade; para ver se também vai de encontro com a individualidade de cada candidato.

Um outro lado é entender o que eventualmente havia em comum também entre os franqueados que fracassaram e quais foram os motivos que levaram a isso, para que o franqueado possa entender bem como evitar este resultado, aumentando suas chances de sucesso.

Outro fator não só em relação às características e competências, é também entender como é a rotina diária dos franqueados de determinada marca. Claro que isso varia muito conforme o estágio em que está o negócio, mas é importante que o franqueado tenha a percepção para saber se aquela rotina além de ir encontro com sua personalidade e competências, se também é algo que lhe agrade fazer. Não que se for algo que não agrade, ele não terá sucesso, mas também pode ser que seja mais trabalhoso e não seja a melhor opção.

Por exemplo, às vezes uma pessoa abre uma franquia ligada a pet mas não gosta muito de animais. Pode parecer um exemplo extremo isso e não quer dizer que ele não vai ter sucesso naquela franquia, mas provavelmente vai ser muito mais trabalhoso e talvez mais difícil de alcançar determinado sucesso porque simplesmente a pessoa não vai se dedicar tanto como gostaria porque não é algo que lhe traz prazer.

Por isso que não há uma franquia que seja ideal para todas as pessoas e sempre reforçamos a importância de se analisar bem e se entender como funciona a cada negócio, para se garantir que realmente vai de encontro com o perfil de cada candidato e que os valores daquela empresa também sejam os mesmos dos candidatos. Desta forma, as pessoas podem ter maiores chances de sucesso para alcançar seus objetivos e satisfação tanto pessoal, como também profissional e financeira.

Diferentemente do vestibular, o lado bom da franquia é que o franqueador já tem bastante experiência em relação ao perfil de cada candidato que eles procuram para que sejam bem-sucedidos no seu sistema. Isso também faz parte do critério de seleção para se aprovar um futuro franqueado e eles podem também ajudar bastante os candidatos para ver se realmente é uma escolha que faz sentido para ambas as partes.

Espero que vocês tenham gostado desse conteúdo, muito do que eu falei é apenas questão de bom senso, mas eu acho que é importante reforçar isso, pois pode fazer muita diferença lá na frente, tanto para se ter mais facilidade para se atingir resultados financeiros, como para se ter maior satisfação, e de uma maneira até mais fácil do que um outro negócio que talvez não fosse tão compatível com as características de determinada pessoa.

Saiba mais sobre Nossos Serviços e o Visto E2

Receber Apresentação