Olá! No vídeo de hoje irei comentar sobre um dos vários aspectos que é importante se ter em mente principalmente na etapa de pré-seleção de franquias; que é o tempo de atuação do franqueador.
De uma maneira geral existem diferenças entre franquias que estão atuando a mais tempo no mercado e franquias que iniciaram suas atividades recentemente. Neste vídeo irei explicar as diferenças mais comuns entre cada uma delas, bem como prós e contras em potencial.
Normalmente franquias que já estão atuando a mais tempo no negócio apresentam as seguintes características positivas: grande know-how do mercado e segmento, modelo de negócio comprovado através de vários franqueados em diferentes mercados e contextos, situação financeira consolidada, maior reconhecimento de marca,e sistemas e processos bem estabelecidos.
Em contrapartida, normalmente o processo de seleção para se tornar um franqueado é mais criterioso, algumas marcas inclusive podem só aceitar novos franqueados que queiram investir em um número mínimo de x unidades, as melhores localidades de certos mercados podem já estar ocupados por outros franqueados, além de ser preciso avaliar se determinado modelo de negócio que no passado foi tão bem-sucedido, ainda tem potencial para continuar sendo ou se adaptar conforme ocorram mudanças na sociedade e mercado.
Um exemplo deste último ponto é o caso da Blockbuster, que chegou a ter milhares de unidades ao redor do mundo e hoje só resta uma única loja ainda aberta no estado de Oregon.
Em relação às franquias que estão a menos tempo em atividade, muitas delas não possuem algumas das características de marcas mais antigas, porém elas podem ser boas opções para vários investidores por diversos motivos. Como: disponibilizar mais opções de localidades em mercados fortes, em alguns casos o franqueado ter uma maior influência no rumo do desenvolvimento da franqueadora, além também de às vezes serem novos conceitos de negócios com grande potencial. Um exemplo é o mercado de cannabis nos EUA que vem crescendo muito e novas empresas estão sendo criadas com grandes expectativas.
Embora estes pontos que comentei sejam apenas características gerais que franquias com diferentes tempos de atuação podem ter maior ou menor probabilidade de apresentarem, cada caso precisa ser analisado individualmente e em conjunto com outros fatores, pois assim será possível se entender o que determinada marca pode efetivamente oferecer, sua história e seus diferenciais.
Espero que tenha gostado do conteúdo, lembrando que este é apenas um dos diversos aspectos que devem ser considerados no processo de escolha de franquias.