Olá! no vídeo de hoje eu irei explicar o porquê que boas franquias selecionam seus candidatos e não simplesmente permitem que qualquer pessoa que tenha o valor para investimento acabe entrando no seu sistema.
A grande maioria das franquias têm um modelo de negócio tão bem estruturado que muitas não exigem que o candidato tenha experiência prévia em seu segmento, pois sabem que se ele seguir todo o sistema da franquia provavelmente terá grandes chances de ter sucesso.
Mesmo assim, embora não seja necessário na maioria dos casos se ter experiência prévia em determinada indústria, os franqueadores sabem quais são as características necessárias para se aumentar as chances de sucesso em seu negócio e acabam selecionando candidatos que tenham tais características.
Por exemplo, existem franquias onde o papel principal do franqueado pode ser uma venda ativa de um serviço ou produto. Por melhor que sejam os processos da marca, provavelmente uma franquia que se espera esse papel dos seus franqueados normalmente não aceitaria pessoas que não se sintam confortáveis realizando vendas, independentemente se elas possuem excelentes competências para outros aspectos do negócios, pois, neste exemplo, o franqueado poderia ter dificuldade no que seria o fator mais determinante para o sucesso da empresa. E eis alguns exemplos do porquê boas franquias selecionam seus candidatos:
A primeira razão e talvez a mais óbvia, é em relação ao recebimento de royalties. Como a maioria das franquias recebem um percentual do faturamento dos seus franqueados, quanto mais sucesso financeiro ele tiver, mais o franqueador também terá.
Outro motivo é em relação às contribuições que os franqueados podem oferecer ao sistema, trocando boas práticas entre si boas, sugerindo ideias de melhorias para a franqueadora, ou seja, quanto melhores são os franqueados, mais ricas são estas interações.
O terceiro motivo é a maior facilidade de se atrair bons candidatos quando se tem bons franqueados e isso pode se dar de várias formas. Por exemplo, quando se tem bons franqueados, normalmente os indicadores financeiros da franquia como um todo tendem a ser melhores, se destacando assim em relação aos concorrentes. Também se tem uma menor quantidade de franquias que eventualmente fecharam, possibilitando que se tenha um alto percentual de sucesso das unidades franqueadas.
E o oposto disso tudo também é o que os franqueadores querem evitar. Por isso que o processo de seleção e análise de uma franquia é uma via de mão dupla, onde o objetivo é que ambas as partes possam realmente entender se há altas chances de sucesso caso sigam em frente com o negócio.
É importante ressaltar que eventualmente nem todas as franquias podem ter essa postura. Algumas podem eventualmente estarem mais interessadas em assinar o contrato e receber a taxa de franquia, do que entender, antes de concretizar o negócio, se determinado franqueado terá boas chances de sucesso. Por isso que é muito importante se fazer uma análise adequada da marca que se pretende investir para se aumentar suas chances de sucesso, ainda mais se tratando de um investimento tão significativo.