4 Modelos de Franquias Incomuns nos EUA

Olá! No vídeo de hoje eu irei comentar sobre quatro modelos de franquias Americanas que não são muito comuns, talvez até você nem soubesse que existisse esse tipo de negócio.

Normalmente quando se fala em franquia pensa-se em marcas de alimentação e também do varejo, mas nos Estados Unidos há milhares de franquias, dezenas de indústrias, diversos segmentos e com várias faixas de investimento. Acho que esses quatro modelos darão um exemplo de como é possível que cada investidor realmente possa achar qual marca melhor se enquadra no seu perfil e objetivos, independente de qual seja a faixa de investimento.

O primeiro exemplo que eu vou citar é de uma franquia que normalmente as pessoas ou se interessam logo de cara ou então às vezes não se sentem muito confortáveis: que é de limpeza e descontaminação de cena de crime. Essa é uma franquia que nos Estados Unidos pertence a um segmento que tem crescido bastante e eles realmente cuidam para que as famílias que eventualmente tenham sofrido alguma perda possam passar por aquele momento sem ter que lidar com toda a questão da descontaminação dos ambientes.

É um modelo de negócio muito interessante, baseado realmente na ideia de poder ajudar o próximo e conta com margens muito atrativas; normalmente, são margens muito mais altas do que outros segmentos de limpeza. Um ponto muito interessante também, é que a maioria dos pagamentos são feitos pelas seguradoras das casas. Isso acaba agilizando bastante o processo e também faz com que o empresário não precise acabar fazendo a cobrança junto à família que eventualmente tenha sofrido alguma perda recente.

O segundo modelo de negócio que eu vou citar é o de encenação de propriedades, de casas. Quando a pessoa eventualmente resolve vender o seu imóvel, ela acaba tirando suas coisas, talvez parte dos móveis, fazendo com que o ambiente não fique decorado, tornando-o menos atrativo para possíveis compradores. É como ir comprar um apartamento na planta e visitar o apartamento já decorado. Isso aumenta muito as chances de venda pois os compradores conseguem imaginar como seria a casa. Essa franquia cuida para fazer essa encenação nos imóveis, além de prestar outros serviços também: pequenos reparos, eventualmente atualizar algum móvel, algo nesse sentido. Um, inclusive, muito interessante para casas de alto padrão de férias, é que eles às vezes colocam um gerente para morar na casa. Uma pessoa que eventualmente possui imóveis de alto padrão, obras de arte; ela acaba levando tudo isso para a casa, fazendo um contrato onde mora lá e em troca ele faz toda a decoração e cuida do imóvel.

Uma terceira franquia que também não é muito comum, não é um modelo de negócio que se vê muitas empresas atuando, é o de cuidado com árvores. É uma empresa que faz a remoção de grandes árvores, poda essas árvores, faz a plantação e muito mais. Tudo no tocante às árvores essa empresa privada acaba executando, utilizando inclusive equipamentos de grande porte. Esse também é um mercado muito interessante, onde nos Estados Unidos movimenta 17 bilhões de dólares e é ocupado basicamente por empresas familiares de pequeno porte. Franquias grandes conseguem oferecer um diferencial muito interessante para seus clientes e há muita oportunidade financeira também nesse segmento.

O quarto e último conceito que eu vou comentar hoje é de uma franquia que faz a compra de imóveis. Cada franqueado, na sua cidade, faz diversos anúncios. Inclusive, compram qualquer tipo de imóvel e o foco é realmente adquirir imóveis que não estariam disputando no mercado. Pessoas que precisam vender logo a sua propriedade - independente do motivo - eles ajudam com isso e fazem a compra para depois revender, reformar e revender, ou eventualmente alugar. Um ponto muito interessante é que o franqueador chega a financiar até 100% da compra de determinado imóvel, além de ajudar com toda estratégia de captação desses clientes, auxiliar na avaliação para se determinar qual o preço ideal que pode ser pago naquele imóvel para se ter o retorno esperado e tudo mais que o franqueado precise para conseguir obter lucro nessas operações.

Por mais que tenham sido apenas superficiais, esse exemplos de franquias que eu passei são modelos de negócio muito interessantes, de diversas faixas de investimento, com potencial comercial muito grande na maioria das cidades nos Estados Unidos. Acredito que isso ilustra um pouquinho como são muito vastas as opções para se considerar e que eventualmente é muito importante se contar com a ajuda de um consultor para poder conhecer quais os melhores negócios podem atender ao perfil e objetivos de cada um. Espero que vocês tenham gostado do conteúdo e nos vemos em breve. Um grande abraço!

Saiba mais sobre Nossos Serviços e o Visto E2

Receber Apresentação