Olá! Hoje eu vou falar sobre uma terceira opção para brasileiros que não possuem cidadania de um país elegível para o visto E2 poderem morar nos Estados Unidos através de investimento de uma empresa.
Em um outro vídeo aqui no canal já comentei sobre a possibilidade do EB5 com investimento a partir de $500.000 em alguns centros regionais ou investimentos específicos com certas características. Também falei sobre a opção do visto L1, que é transferência de executivos entre matriz e filial de uma empresa. Eventualmente uma matriz brasileira investindo em uma filial nos Estados Unidos e transferindo um executivo para poder dirigir os negócios no país.
A terceira opção tem alguns prós e contras, principalmente quando se comparada com o EB5, mas em alguns casos pode ser a melhor solução para determinada pessoa. Acaba sendo se conseguir comprar a cidadania de um país elegível para o visto E2, no caso eu estou falando do país que se chama Granada. É um país no Caribe onde qualquer estrangeiro consegue comprar a cidadania; e como esse país tem um tratado comercial com os Estados Unidos, ele é elegível para o visto E2 com validade de até cinco anos.
As maneiras para se adquirir a cidadania de Granada, são duas: A primeira é se fazendo uma doação para o Fundo Nacional de Transformação do país, onde eles investem aquele valor no desenvolvimento econômico. Neste caso o custo é de $150.000 para um solicitante único ou $200.000 para o solicitante, cônjuge e até dois filhos. As taxas de aplicação são a partir de $8.000. Com isso, doando-se esse valor é possível obter a nacionalidade de Granada e posteriormente se solicitar o visto E2 nos EUA.
A segunda opção é através de um investimento em projetos Imobiliários aprovados pelo Governo de Granada, que refere-se à hotéis, villas, resorts; onde o investimento é a partir de $350.000 e as taxas para aplicação a partir de $58.000. A vantagem neste caso é que após 3 anos é possível vender a sua participação naquela propriedade ou eventualmente tê-la como investimento e acabar recebendo os dividendos.
Em ambos os casos, o tempo para obtenção da Cidadania, caso não haja nenhuma a verificação adicional a ser feita, é em torno de 3 à 4 meses; e uma vez já em posse do passaporte é possível fazer um investimento nos Estados Unidos para poder aplicar para o visto E2. Essa modalidade apresenta alguns prós e contras, onde provavelmente o lado positivo em relação ao EB5 principalmente, é o tempo que consegue se estar morando nos Estados Unidos, mas também há algumas contra-partidas.
Espero que vocês tenham gostado da informação e nos vemos em breve. Um grande abraço!