Conheça o EB5 e visto L1 disponíveis para brasileiros

Olá! Nesse vídeo eu vou falar sobre duas outras opções para as pessoas que desejam se mudar pelos Estados Unidos através de um investimento. Como eu comentei anteriormente, o visto E2 normalmente é a maneira mais simples e que tem os requisitos mais amigáveis, porém precisa que o solicitante possua cidadania de um país com tratado comercial com EUA, e o Brasil não o tem. Essas duas outras opções estão disponíveis para brasileiros, mesmos para aqueles que não possuem dupla cidadania.

A primeira opção é através do EB5, que também dá direito ao Green Card para investidor, cônjuge e filhos de até 21 anos. Esse é um programa onde é necessário fazer um investimento mínimo de um milhão de dólares no país ou $500.000 se for em alguma região específica - Targeted Employment Area - onde o governo americano quer desenvolver atividades econômicas para gerar mais empregos. Por definição são áreas rurais ou áreas onde o nível de desemprego é 1.5 a média americana.

Há mais de uma forma de se aplicar para o EB5 e o processo é um pouco diferente do E2. Eu não vou entrar nos detalhes como o fiz no E2, mas basicamente pode ser feito através de um investimento em uma nova empresa, um investimento em uma empresa já existente mas que esteja em risco de fechar (o governo americano faz algumas exigências e possibilita esse investimento para que se garante a preservação dos empregos dessa empresa que está em risco) e um modelo bastante comum é através de Centros Regionais. Inclusive, há algumas empresas que fazem propaganda e divulgam esse tipo de serviço no Brasil. É um projeto onde o governo americano possibilita que algumas empresas se inscrevam e se qualifiquem para poderem conduzir um projeto que vai gerar benefícios econômicos para determinada região através da captação de fundos de investidores de outros países. Nesse modelo de negócio, o investidor não precisa atuar na administração da empresa (é passivo). Em todos os casos além do investimento mínimo para as áreas é necessário que se gere 10 empregos nos Estados Unidos, empregos consideráveis, por investidor.

Uma outra opção para se mudar para os Estados Unidos seria através do visto L1. Esse visto é para transferências de executivos entre matriz e filial americana. Por exemplo: quando uma empresa com matriz no Brasil quer abrir uma subsidiária americana e transferir um executivo. Há alguns requisitos que precisam ser cumpridos, mas é possível que ela abra esta subsidiária e peça a transferência do executivo brasileiro para a filial americana. Esse é o outro tipo de visto que envolve mais fatores: uma empresa de certo porte no Brasil, abertura da filial nos EUA, a empresa precisa justificar a transferência de um executivo, e normalmente espera-se que os cargos dessas empresas sejam de um nível mais alto, mais gerencial e não tanto operacional. Há outros requisitos que não abordei, sendo que a ideia é apenas citar que o L1 também pode ser uma opção para alguns brasileiros.

De uma maneira geral, são essas duas outras formas que os brasileiros que não possuem dupla cidadania acabam utilizando para se mudarem para os Estados Unidos através de negócios e investimentos. Espero que tenham gostado do conteúdo e nos vemos em breve. Um abraço!

Saiba mais sobre Nossos Serviços e o Visto E2

Receber Apresentação