Onde é melhor dar entrada para o Visto E2?

Olá! Recentemente me perguntaram se é melhor aplicar para o visto E2 no Consulado Americano dos Estados Unidos no Brasil ou estar nos Estados Unidos e solicitar uma mudança de status de visto para o E2. Bom, depende muito de cada caso individual, mas de uma maneira geral a recomendação dos advogados é que se aplique para o E2 em um Consulado no exterior.

A principal diferença entre essas duas possibilidades é que a mudança de status nos Estados Unidos é concedida normalmente por um período de até 2 anos e não possibilita a re-entrada no país. Ao sair dos Estados Unidos, necessariamente o investidor precisará solicitar o visto E2 em uma Embaixada ou Consulado fora. Nesse processo, não é simplesmente porque se tinha o status de E2 que será concedido o visto. Será preciso justificar com toda documentação o pedido de solicitação do visto E2, necessariamente.

Quando se faz esse pedido no consulado ou embaixada fora já se tem o visto por até cinco anos dependendo da nacionalidade e do caso, permitindo quantas entradas o investidor quiser nos Estados Unidos, o que facilita muito suas opções. De uma maneira geral, a principal dificuldade em se obter uma mudança de status é que se em menos de dois anos o investidor sair dos Estados Unidos e vier a solicitar o visto no Consulado, ele precisará mostrar o histórico que a empresa vem tendo principalmente de lucro e contratação de funcionários.

Se for uma empresa que ele começou do zero, o investidor obteve a mudança de status para o E2 com base na projeção do plano de negócios, e se a operação nesse curto período de tempo não atingiu um patamar suficiente, talvez o consulado analisando o histórico daquela empresa e não mais o plano de negócios, entenda que ela não se qualifica para o E2, negando o pedido do visto.

Por este motivo que de maneira geral é mais favorável sempre se solicitar o visto E2 em um Consulado no exterior, porém como há diversos detalhes e particularidades conforme cada caso, é muito importante consultar um advogado de imigração para que ele analise o contexto especificamente e possa explicar as diferenças e eventualmente orientar qual seria a melhor opção para determinada pessoa. Espero que vocês tenham gostado desse conteúdo. Muito obrigado e nos vemos em breve. Um grande abraço!

Saiba mais sobre Nossos Serviços e o Visto E2

Receber Apresentação